POÇOS DE CALDAS - MG

Cidade na região Sul do Estado de Minas Gerais. O município fica situado em uma região vulcânica já extinta, explicação para as águas sulfurosas que chegam à superfície da Terra com uma temperatura de 45,5 graus. Encontra-se em grande parte sobre um planalto composto por montanhas, campos e vales com área de aproximadamente de 750 km². Altitude de 1.260 metros tendo o Cristo Redentor há uma altura de 1.686 metros.


HISTÓRIA

Ano de 1872, Capitão Joaquim Bernardes da Costa Junqueira, proprietário das terras desde 1818, faz doação de 96 hectares e o Senador Joaquim Floriano Godoy declarou de utilidade pública os terrenos junto aos poços de água sulfurosa, determinou também a desapropriação do local. Poços recebeu seu primeiro visitante ilustre, o Imperador Dom Pedro II, em outubro de 1886. Ele esteve na "freguesia" para a inauguração do Ramal da Estrada de Ferro Mogiana. Três anos depois, em 1889, o município foi desmembrado do distrito de Caldas e elevado à categoria de vila e município.


TURISMO E QUALIDADE DE VIDA

Uma cidade voltada para o turismo. Dentro do município há nove fontes de água mineral e praças arborizadas, além de uma variada opção de lazer.


CLIMA

Duas estações climáticas típicas são mais sentidas ou definidas: - o inverno de abril a setembro, com temperaturas mais baixas e menores índices pluviométricos (temperatura média de 15°C e total de 315mm de chuvas); - verão de Outubro a Março com temperaturas mais elevadas e maiores precipitações (temperatura média de 21°C e total de 1430mm de chuvas). A média pluviométrica anual é de 1745mm e a temperatura média é de 17,6°C. A umidade relativa média é de 79%, e o número de dias de chuva de aproximadamente 190. Ocasionalmente ocorrem geadas, principalmente durante os meses de Maio, Junho e Julho.


ECONOMIA

Além da renda gerada com o turismo, a atividade industrial representa hoje cerca de 57,26% da arrecadação municipal, contra 18% do setor primário e 18% do terciário. O parque industrial instalado no município conta ainda com as indústrias Ferrero do Brasil, Danone, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Yoorin /Estação Bauxita (da Mineração Curimbaba), Mineração Curimbaba, Cerâmica Togni, Sanitex, entre outras. Hoje, cerca de 97% das empresas do município são de pequeno porte (até 29 funcionários). Entretanto, 27% dos empregos estão concentrados em 14 empresas de grande porte (+ de 250 funcionários) que representam apenas 0,3% do total. Poços de Caldas é hoje cidade mais desenvolvida do Sul de Minas Gerais.


ACESSO

Poços de Caldas, além de desfrutar de uma excelente posição geográfica, possui acesso rodoviário invejável por 5 entradas/saídas em seus pontos NESO (Norte, Leste, Sul, Oeste), além disso, é ligada ao interior de São Paulo por rodovias duplicadas. Já o aeroporto, dispõe de balizamento noturno e pista de pouso de 1.500m disponível 24 horas, e opera tanto em condições visuais tanto como Instrumento.


DISTÂNCIAS

São Paulo - 243Km
Belo Horizonte - 460Km
Rio de Janeiro - 470Km
Ribeirão Preto - 200Km
Campinas - 160Km
São José dos Campos - 315Km


 



A GSC Eventos é cadastrada nas seguintes entidades: